A Domótica – Estudos e Projectos de Edifícios Inteligentes, implementou em 1997 o sistema de gestão técnica do Hotel Sheraton Algarve, localizado próximo de Albufeira. O projecto original foi suportado pela solução técnica da SIEBE, que nessa altura era representada em exclusividade pela Domótica, incidindo o sistema de GTC sobre o hotel mas também sobre as villas que integram a unidade hoteleira.
Desde a conclusão da obra que a Domótica SGTA tem dado suporte ao sistema, acompanhado as alterações/ampliações que ao longo deste 18 anos foram sendo introduzidas no sistema, mantendo um diálogo constante com os vários técnicos da empresa que explora o empreendimento.
O Sheraton Algarve iniciou em Novembro de 2014 um processo de renovação e expansão. Este projecto englobará a renovação de todos os quartos, áreas públicas, restaurantes, bares e salas de reunião. Está prevista também a construção de setenta e oito novas suites de luxo no edifício principal do Hotel, um novo restaurante italiano, um Spa de assinatura e um parque de estacionamento subterrâneo, com conclusão prevista para 2016. A renovação e extensão do Sheraton Algarve será efectuada por fases, sendo que a primeira teve já início, com data prevista de conclusão para final de Junho de 2015, a tempo do Hotel reabrir para a época de verão.
A segunda fase do projecto de renovação será executada durante o inverno/primavera de 2016, com conclusão prevista de novo para Junho.
Por indicação do dono-de-obra e fruto de óptimas relações com o gabinete seleccionado para executar o projecto de AVAC – PproM&E Consulting, a Domótica SGTA colaborou na execução do projecto de Gestão Técnica que serviu mais tarde de base para a orçamentação.
O projecto de GTC está baseado na plataforma SmartStruxure, comtemplando mais de 1600 pontos físicos (somente para o AVAC), estando ainda previstas integrações com os diversos sistemas de expansão directa. Embora o projecto esteja a ser “adaptado em obra” estão considerados 16 Automation Server e 13 TAC Xenta.
O negócio foi realizado directamente com o cliente final, sendo o maior dos desafios que se deparam nesta obra o cumprimento dos prazos impostos pela abertura do hotel antes da época alta.